hérnia incisional

Entenda como é o tratamento cirúrgico da hérnia incisional

A hérnia incisional ocorre em consequência de cirurgias no abdômen. Ela se desenvolve em razão da incisão, que pode causar o enfraquecimento temporário dos tecidos do abdome. Outro fator que tem forte influência é a cicatrização deficiente ou o comportamento inadequado no pós-cirúrgico, como tempo de repouso ineficiente, levantamento de peso ou uso de cigarro após a cirurgia.

Mesmo nas incisões mínimas, como ocorre na laparoscopia, embora seja menos provável, as hérnias podem ocorrer.

O que é a hérnia incisional?

A hérnia é um distúrbio decorrente da fragilidade das paredes abdominais. Pode ser congênita ou adquirida, pela combinação de alguns fatores, dentre os quais a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o esforço sistemático para erguer peso.

Uma espécie de fenda se abre na parede abdominal, que é composta por músculo e tecido, fazendo com que o conteúdo interior se pronuncie através dessa fenda. Isso gera uma pressão, formando uma protuberância abdominal, que pode ser tão discreta, que não seja percebida, ou bastante agressiva.

O conteúdo que atravessa essa pequena fenda, normalmente na forma de um anel, é o tecido adiposo. Porém, durante alguns esforços, o intestino pode atravessar a região. O problema é quando os tecidos não voltam para a posição normal, o que caracteriza grande risco para o paciente.

Essa é uma situação em que a cirurgia deve ser feita o quanto antes, para se evitar quadros graves, como perfuração e necrose. Em muitos casos, o problema não apresenta sintomas, exceto a protuberância característica. Em outros, no entanto, a hérnia incisional pode gerar dor e desconforto, além do inchaço, vermelhidão, náuseas e vômito, normalmente quando a hérnia pinça um pedaço do intestino.

Como é a cirurgia para hérnia incisional?

A técnica utilizada é a laparoscopia. Nela, são feitas incisões por onde o conteúdo abdominal é reposicionado e, em seguida, é feita a sutura.

Em alguns casos, quando a musculatura está muito fragilizada, pode ser introduzida uma tela para fazer a contenção dos órgãos extravasados.

Quando procurar atendimento médico?

Deve-se procurar ajuda médica tão logo o paciente perceba a protuberância ou um caroço na barriga. Mesmo que o anel seja pequeno, a cirurgia deve ser feita o quanto antes, de modo a evitar complicações que tornarão o próprio tratamento mais complexo.

Para prevenir a ocorrência de uma hérnia incisional, após uma cirurgia no abdome, deve-se seguir à risca as recomendações pós-operatórias.

Nem sempre, claro, isso é suficiente para evitar a hérnia incisional, uma vez que a fragilidade da parede abdominal pode ter origem genética. Mesmo nesse caso, é importante ter uma rotina de exercícios físicos que fortaleçam a musculatura, além de controlar o peso, ter uma boa alimentação e evitar o fumo.

Quer saber mais? Clique no banner!